talei algumas cameras para monitoramento usando uma placa PICO2000 e usei o software que veio com ela para Windows que só me deu problemas.

Resolvi comprar um software alternativo chamado Tvsecurity que era melhor que o da PICO2000 mas, também não me senti satisfeito porque o software só funcionava em ruindows e para acessar as imagens pela net eu achava muito complicado.

Até que um dia eu fui tentar ver as imagens e o hd da máquina estava dando problemas.

Troque o hd e já fui logo radical colocando um Ubuntu Linux Server 8.04.

Dae pra frente resolvi procurar um software que rodasse em linux e que funcionasse com a placa de captura mais chamada de PICO 2000 que contém um chip Bt878.

Achei a solução: ZONEMINDER. :)

Para instalar somente adicionei ao arquivo /etc/apt/sources.list:

# ZoneMinder
deb http://www.spic.net/zoneminder/debian/ ./
deb-src http://www.spic.net/zoneminder/debian/ ./
deb http://packages.dotdeb.org stable all
deb-src http://packages.dotdeb.org stable all

Instalando

aptitude update
aptitude install -y zoneminder

Pronto! Zoneminder instalado.

No começo tive alguns problemas principalmente relacionado a memória compartilhada e a umas permissões então coloquei no /etc/init.d/rc.local

chmod 777 /dev/video*
echo 134217728 >/proc/sys/kernel/shmall
echo 134217728 >/proc/sys/kernel/shmmax
sysctl -p

Agora tudo funciona perfeitamente.

Segue abaixo alguns screenshots.

imagem00

imagem01

imagem02

imagem03

imagem04


Tags: ,

8 Comentários para “Monitoramento de Cameras com Software Livre”

  1. novembro 28th, 2009 em 22:14 #pablo

    oi amigo
    tenho o zoneminder, e tenho muito problemas com ele. pode me ajudar??
    ja ouvi falar que ele é bom mas nao consigo resolver. o primeiro problema, é qaundo crio uma zona de detecacao de movinmento, ele nao grava.
    tenho outro servidor dessse com outro problemas, qaundo escolher ver uma camera, aparece um arquvio quebrado, nao a imagem como deveria. pode me ajudar?

  2. novembro 29th, 2009 em 13:35 #Roberto Almeida

    Olá Pablo,

    Tenho várias zonas inclusives em uma mesma camera e funciona perfeitamente.
    Quanto aos arquivos quebrados verifique as permissões de onde o zoneminder está gravando seus arquivos. No meu caso é em /var/zoneminder/images/
    Na maioria das vezes alguns problemas são bugs de versão. É bom sempre olha no fórum no site do projeto: http://www.zoneminder.com/forums/

  3. junho 29th, 2010 em 18:22 #Fabiao Lisboa

    Caro amigo, segui seu tutorial, muito simples por sinal, e deu tudo certo. A unica diferença é que ao invés de usar uma Pico 2000 e ubuntu server 8.04 eu usei uma placa Geovision GV800 16 canais e ubuntu server 10.04. Toda via surgiu um inigmático problema: somente a interface /dev/video0 (0) funciona. As demais interfaces e os seus respectivos canais só replicam a /dev/video0 (0). A /dev/video0 (1), /dev/video0 (2), /dev/video0 (3), /dev/video1 (0)… /dev/video3 (3) só exibem a imagem captada pela câmera /dev/video0 (0). Estou usando duas câmeras analógicas Yoko e uma mini camera cmos Seco. Você sabe o que pode ser? Grato.

  4. setembro 20th, 2012 em 11:42 #Pablo Ariel

    Estou com problemas pois o meu zoneminder ta funcionando que é uma beleza, tinha criado as zonas e tudo funcionando gravando quando rompia o alarme e tudo mais, dai fui fazer o seguinte trocar para gravar em um outro hd pronto sumiu as imagems na parte que adiciono as zonas achei que era permisão no hd,voltei tudo como era antes mas mesmo assim nao aparece a imagem nas zonas se tem alguma ideia ou como posso fazer pra voltar.

    Desde de ja agradeço pelo forum e pela ajuda.

    Pablo Ariel Tofano

  5. setembro 22nd, 2012 em 17:28 #Roberto Almeida

    Já tive problemas relacionado e era o mysql dando problemas. Já viu os logs do apache e do sistema operacional?

  6. maio 17th, 2013 em 17:24 #Marcelo Viana

    Parabéns pelo poster, muito boa sua dica.

    Paz e com Deus.

  7. junho 23rd, 2014 em 21:58 #Everton

    Olá Amigos. Boa noite.

    Tenho instalado em meu servidor o Debian 7.5.0

    E fui instalar o Zoneminder, porém o mesmo não se encontra disponível nas bibliotecas, fiz o download direto do site e instalei pelo xvf só que não consigo evoluir, alguém tem uma ajuda ou tutorial? estou quebrando a cabeça a 2 semanas e nada, estou treinando no motion e parece estar dando certo (sou iniciante no relacionamento com linux).

    ABS.

  8. junho 28th, 2014 em 21:39 #Roberto Almeida

    Eu não testei instalar ainda no debian 7. Dá uma olhada na wiki do próprio zoneminder>>> http://www.zoneminder.com/wiki/index.php/Debian_Wheezy

Deixe um comentário!

*

-->